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Para onde está indo o dinheiro da sua empresa?

Uma organização financeira é essencial para você saber para onde está indo seu dinheiro ao final de cada mês e no balanço anual.

A melhor forma de controlar isso é usando um plano de contas bem feito separando suas despesas em categorias que lhe ajudem a extrair rapidamente um relatório.

Vamos montar um exemplo de uma base para um plano de contas:

Despesas
– Receitas
– Transferências

Dentro de cada categoria acima vamos ter outras categorias para você sub-dividir seus gastos. Vamos pegar como exemplo a categoria pai “Despesas”. Ficaria assim:

– Despesas

    – Despesas Fixas

    – Despesas Variáveis

Com essa divisão inicial você separa suas despesas fixas da empresa com as

despesas que são relacionadas aos projetos (despesas variáveis). Mas para um melhor controle, você pode continuar sub-dividindo ainda mais suas despesas. 

Ex:

– Despesas

    – Despesas Fixas
Serviços Terceirizados 
– Impostos e Taxas
– Folha de pagamentos

   – Despesas Variáveis

Com isso em mente, você continua criando suas categorias de acordo com as informações que você desejar obter nos relatórios.

Mas não podemos esquecer que tudo só funcionará corretamente se os lançamentos forem relacionados as categoria corretas no dia a dia.

Este esforço inicial valerá a pena, pois com o passar do tempo você saberá em detalhes para onde está indo seu dinheiro e onde poderá economizar mais, caso os gastos em determinada categoria estejam fora do normal.

Caso você não tenha paciência ou tempo de criar seu plano de contas, no Sistema Jobb já existe um modelo de plano de contas pronto para você usar na sua produtora.  Faça seu teste grátis e não deixe de entrar em contato conosco para uma apresentação online.

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